quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aparador é sempre bem-vindo!

Para decorar a casa com estilo e bom gosto
Decorar a casa com estilo e bom gosto é sempre um desafio até mesmo para os experts no assunto. No entanto, no que diz respeito aos móveis, já se sabe, de maneira geral, quais deles serão necessários para abrigar seus objetos e atender às suas necessidades básicas. Na sala, por exemplo, não podem faltar um sofá e poltronas, uma mesa de centro, uma mesa para jantar com cadeiras... e um aparador! Sim, o aparador é um móvel indispensável e sempre bem-vindo a qualquer estilo de residência, desde as mais tradicionais às mais despojadas.
 O aparador, que é uma peça decorativa com origem na idade média, cumpre sua função estética e funcional, sendo provavelmente por isso tão comum e popular em qualquer tipo de decoração. Sua versatilidade, aliada a diferentes tamanhos e formatos, faz com que ele seja adequado a qualquer ambiente, o que permitiu sua adaptação até mesmo a espaços menores nos imóveis mais modernos.
Inicialmente, o aparador tinha a função de servir apenas de suporte para apoiar os pertences no momento em que se chegava em casa. Atualmente, ele continua cumprindo essa função, sendo também um móvel destinado a compor a decoração do ambiente.
A seguir, vamos aprender um pouco mais sobre como tirar o máximo de proveito do aparador, seja como suporte e/ou como peça decorativa. Vamos também conhecer lindos e variados modelos e certamente você encontrará um que combinará com o estilo da sua casa!
Onde colocar? Para que o aparador ganhe beleza e destaque, recomenda-se colocá-lo próximo à entrada da casa. No entanto, por ser um móvel que geralmente apresenta pouca profundidade, também pode ser disposto em corredores e cantos da casa, caso não atrapalhe, é claro, a circulação por esses cômodos.
Nos quartos maiores, os aparadores também são uma boa opção, seja para exibir porta-retratos ou mesmo para servir como apoio para objetos. E, na sala de jantar, eles são uma “mão na roda” quando colocados próximos à mesa. Assim, durante as refeições, o móvel pode servir de apoio para os recipientes com os alimentos e garrafas de bebidas, liberando mais espaço em cima da mesa.
Como decorar? Use sua criatividade para dar um toque pessoal ao seu aparador. Mas, atenção: não exagere na quantidade de objetos sobre o móvel, o que pode não só “escondê-lo”, como também causar um impacto visual negativo. O bom senso sempre deve prevalecer. E se você tem dúvidas em relação à decoração, olhe-a de longe ou até mesmo peça a opinião de outra pessoa até chegar à aparência que deseja.
Decoradores recomendam que os objetos sejam dispostos nos aparadores em pares, utilizando peças de diferentes tamanhos, para conferir “movimento” à composição. Assim, use e abuse dos jarros, castiçais e garrafas em tonalidades semelhantes ou complementares - fica lindo!
Os experts também avisam que porta-retratos não são mais tão utilizados sobre os aparadores, a menos que eles fiquem em um local mais reservado da casa, como num quarto, por exemplo. Mas no caso de eles serem extremamente desejáveis para compor a decoração, deve-se utilizar apenas um ou dois porta-retratos em cima do aparador.
Conheça alguns modelos de aparadores que criamos na Eco Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário